GUIRLANDAS DE NATAL MESCLAM TRADIÇÃO E BELEZA

Um dos símbolos natalinos mais famosos, a guirlanda de Natal está presente na maioria dos lares brasileiros no mês de dezembro. E assumem papel tão importante quanto a árvore de Natal e os presentes. Na verdade, elas dão as boas-vindas aos convidados durante esse período e, em especial, na noite de Natal. Além disso, mesclam tradição e beleza. Então, não podem faltar na sua decoração natalina.

Colocada nas portas das casas com as cores tradicionais dessa festividade, a guirlanda tem por fim empregar uma boa mensagem aos convidados da casa e também aos que nela residem. Porém, a arquiteta e paisagista Anarlene Ribeiro, proprietária do Shopping Garden +Décor, ressalta que, hoje, o uso foi ampliado. “A grande vantagem das guirlandas é que você pode colocá-las dentro ou fora de casa”, explica. Assim, é possível optar por pendurá-las em uma porta, uma janela ou mesmo uma parede, diversificando a decoração.
Destaque que a guirlanda é um adorno natalino feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas. Ela pode ser composta também de

ramos de pinheiro ou cipreste, enfeites vermelhos, laços e quatro velas. Mas também podem ser artificiais. Detalhe: uma alternativa no décor natalino é usar objetos na cor branca e prata, e a guirlanda não foge a essa regra.

Tudo bem que há aqueles que optam por produzir suas próprias guirlandas. Mas nem todo mundo tem talento, criatividade ou mesmo disposição para montar um objeto tão delicado quanto esse. Diante disso, a alternativa mais viável é comprar o adereço prontinho, com o requinte e sofisticação que a celebração do Natal pede. Por isso, a 9ª Feira de Produtos Natalinos do SG +Décor, que continua até o fim de dezembro, é a oportunidade de escolher lindas guirlandas e muitos outros objetos, como bolas, laços e árvores, para deixar sua casa ainda mais bonita neste Natal.

A origem

A origem das guirlandas natalinas ou coroa de Natal é anterior ao Cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.

Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes.

Um pouco depois, na Idade Média, a relação da guirlanda com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra bruxas, demônios e má-sorte.

 

Sempre carregando um significado bom, hoje, a guirlanda é utilizada como decoração de Natal. Representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, as guirlandas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.

Share