ARACAJU VAI GANHAR AVENIDA PERIMETRAL OESTE

Buscando solucionar os problemas de mobilidade urbana herdados das antigas gestões, o prefeito João Alves Filho já deu início a estudos técnicos para a construção da maior avenida de Aracaju. A Perimetral Oeste, como deverá ser chamada, irá interligar a cidade de norte a sul, promovendo fluidez no trânsito e desafogando o fluxo de veículos nas principais - e já saturadas - vias da capital. 

Com o intenso crescimento da frota e a falta de planejamento urbano, o trânsito em Aracaju tornou-se congestionado em grande parte das avenidas. De acordo com o estudo elaborado pelos engenheiros Adilson Bezerra, Décio Aragão e pelo secretário de Infraestrutura, Luiz Durval, a Perimetral Oeste é a solução mais adequada e viável para suprir a necessidade de um novo eixo que percorra diversos bairros. A expectativa é que mais de 70 mil veículos sejam retirados das vias hoje existentes e passem a utilizar a avenida. 

A nova via terá 27km de extensão, tendo como pontos extremos o bairro

Soledade e a Zona de Expansão. Além de desafogar o tráfego e ampliar a integração das zonas Norte e Oeste com a zona Sul, a avenida vai facilitar o deslocamento da população da Grande Aracaju, beneficiando diretamente mais de 281 mil pessoas, entre aracajuanos e residentes em cidades circunvizinhas.   

Somente em Aracaju, serão diretamente atingidos pelas melhorias os bairros Lamarão, Japãozinho, Cidade Nova, Santos Dumont, José Conrado de Araújo, Soledade, Bugio, Olaria, Jardim Centenário, Capucho, Jabotiana, 17 de Março e Zona de Expansão. De territórios pertencentes a outros municípios, mais de 15 localidades serão beneficiadas, a exemplo do Aloque, Rosa Elze, e loteamento Tijuca.

A Obra

A proposta é que a Perimetral Oeste tenha duas a três faixas de rolamento em cada pista na área urbana e quatro na área de expansão, além de recuos para ônibus, calçadas e ciclovias, facilitando também a locomoção de ciclistas. A obra deve ser realizada em três etapas, de forma que cada fase concluída possa ser usufruída de imediato, sem necessariamente aguardar a conclusão de todas as etapas envolvidas. 

A primeira parte da via compreende o trecho da avenida Paulo Figueiredo Barreto, no bairro Soledade, até o Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no Capucho de extensão. A segunda fase de implantação segue do Capucho até o aeroporto Santa Maria, com 8,5km. A terceira e maior etapa da Perimetral compreende a Zona de Expansão, que hoje equivale ao maior bairro da cidade.

Fonte: SECOM/PMA

Share