EMPRESÁRIOS SERGIPANOS DESCONHECEM PROPAGANDA
Parece que nenhuma palestra, seminário ou cursinho de estratégia de marketing tem dado ao pequeno e médio empresário sergipano as noções reais sobre como promover sua marca ou vender seus produtos e serviços. E isto eles têm demonstrado quando cobram dos meios de comunicação o resultado do investimento de campanhas institucionais. Eles devem cobrar somente sobre as campanhas promocionais.
Eles não sabem diferenciar campanhas institucional e promocional. O que diferencia uma da outra é que a Campanha Institucional foca
ações sem pretensão de venda. Um banner com a marca da empresa e lista de serviços que oferece e contatos é institucional. Se o banner anuncia que todos os produtos e serviços neste mês estão com desconto de 50% ou compre agora e só comece a pagar em outubro, é promocional. A Publicidade Institucional é toda divulgação realizada sem objetivo de aumentar os lucros de uma empresa, apenas para lembrar a marca ao consumidor, sobre a existência dos seus produtos e serviços. Muitos empresários confundem Campanha Institucional com ações focadas na divulgação diretamente da própria marca, o que, neste caso, caracteriza-se Campanha Promocional da marca, sendo o termo “promocional” aqui empregado no sentido de promover.
Os dois tipos, seja promocional ou institucional, devem ter por base ações estrategicamente bem definidas, do contrário, o resultado será frustrante.
Ledinaldo Almeidha
Publicitário – DRT/SE: 249